Significado de TXAA

TXAA é uma palavra indígena, da língua Hup, do povo Hupd’äh, e significa “terra generosa”, no sentido de lugar que nos dá tudo para vivermos bem e que merece nosso respeito.

Os Hupd’äh, da família lingüística Maku, habitam a região interfluvial do Rio Tiquié e Rio Papuri, afluentes da margem esquerda do Rio Uaupés na região do alto Rio Negro, estado do Amazonas. O contato com os colonizadores e indivíduos da cidade disseminou inúmeras doenças, dizimando grande parte de seu povo. Atualmente, estão distribuídos em mais ou menos 35 aldeias (grupos locais), estimados em um total de 1.500 indivíduos. São um dos primeiros habitantes da floresta Amazônica.

Os Hupd’äh são caçadores profissionais, conhecem profundamente cada centímetro da floresta Amazônica, todas suas trilhas e a utilização da imensa flora para a cura de diferentes males.

 A escolha da palavra Txaa é uma homenagem aos primeiros habitantes do Brasil e um lembrete constante de respeito à natureza, ao planeta terra e à humanidade.

Créditos das imagens, da esquerda para a direita:

1. http://www.webciencia.com/09_india.jpg
2. http://alotatuape.com.br/wp-content/uploads/2014/09/ideias-indios-br.jpg
3. http://imguol.com/2012/06/28/28jun2012—indiozinho-guarani-se-banha-em-lagoa-da-aldeia-brasil-tem-817963-indios—-ou-042-da-populacao-total-1340914893142_956x500.jpg
4. http://www.brasilsensivel.com.br/mestras/indigenasbrasileiros.htm
%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star