A Vitória-Régia

A vitória-régia ou victoria amazônica é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica. Ela possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode chegar até 2,5 metros de diâmetro.

Mas vamos falar da simbologia da Vitória-Régia…

Diz a lenda, de origem indígena tupi-guarani, que há muitos e muitos anos, em uma tribo da floresta Amazônica,  a lua (Jaci, para os índios) era uma deusa que ao aparecer à noite, beijava as mulheres mais jovens da aldeia, dando-lhes muita luz, mas quando ela se escondia atrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência e as transformava em estrelas no firmamento.

Uma jovem valente da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro com a lua. Mas os anciãos da tribo alertaram Naiá: depois do encontro com a sedutora deusa, as moças perdem seu sangue e sua carne, tornando-se luz e viram estrelas no céu.

Mas Naiá desejava profundamente encontrar-se com a deusa lua.

À noite perambulava pelas montanhas em busca da deusa, sem nunca alcançá-la. Todas as noites a guerreira Naiá saía à procura da deusa-lua, mas sem encontrá-la a jovem índia definhava, sonhando com o encontro, sem desistir. Não comia e nem bebia mais. Estava totalmente obcecada pelo seu sonho.

Certa noite tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem de sua deusa amada: a lua refletida em suas águas. Cega pelo seu sonho, lançou-se ao fundo e desapareceu.

A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício da  jovem guerreira índia, e decidiu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa “Estrela das Águas”, única e perfeita, que é a planta Vitória-Régia. Assim, nasceu uma linda planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.

A flor que aparece na logomarca TXAA é uma Vitória-Régia, também confundida com a Flor de Lótus. Não importa. A simbologia de ambas aqui é a determinação e força do feminino. Que você encontre essa força dentro de você sempre que precisar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star